Educar com Ciência

Matemática??? Física??? Química??? Biologia???



segunda-feira, 21 de março de 2011

Tangram

História do Tangram                
            "O Tangram é um jogo de origem chinesa, formado por sete peças que têm formas geométricas bem conhecidas. Uma espécie de quebra-cabeça que permite a montagem de aproximadamente duas mil figuras diferentes. Os chineses o conhecem por Tch’i Tch’iao pan. Data do século VII a.C. e significa ―Tábuas das Sete Sabedorias." (p.2)
            "Alguns relatos comprovam que foi durante a dinastia de Tchia T’sing (1796-1820) que se deu a expansão, para os países orientais, deste misterioso quebra-cabeça que não se sabe quando surgiu, nem tampouco quem inventou. As informações que existem a respeito do tangram estão, via de regra, envoltas em lendas." (p.3)

LENDA
"Uma das lendas mais contadas é a de que o monge Tai-Jin chamou a sua sala um de seus discípulos, Lao-Tan, para uma grande missão e lhe entregou uma placa de porcelana, um pote de tinta e um pincel, com a missão de percorrer o mundo, registrando na placa tudo que seus olhos de mais belo encontrassem. Magicamente a placa de porcelana se quebrou em sete pedaços de formas geométricas. Bastante preocupado, Lao-Tan ajoelhou-se e tentou recolher o que restava. Quando começou a juntar as peças e variar as posições dadas a elas, percebeu que, a cada tentativa, surgiam figuras diferentes que podiam representar tudo de mais belo que existe no mundo." (p.3) 
      
APLICAÇÃO
       É um jogo bastante conhecido por educadores matemáticos, porém são poucos estudantes que obtiveram conhecimento do mesmo durante o processo de escolarização. Apesar de simples possui diversas possibilidades de atividades e abordagens para diferentes fases do processo de aprendizagem.
        Para a EDUCAÇÃO INFANTIL é possível criar representações, por exemplo, de animais. Já para o ENSINO FUNDAMENTAL I existe o acréscimo da identificação de figuras geométricas. No ENSINO FUNDAMENTAL II há possibilidades de maior aprofundamento quanto ao uso do jogo para ensinar fração e área. Para estudantes do ENSINO MÉDIO este jogo poderá ser usado para estudo de perímetro e teorema de pitágoras.
           Existem escolas que disponibilizam verba para compra de jogos matemáticos. Já outras que realizam a compra de material para que o educador e os estudantes possam confeccionar o material concreto e de uso definitivo. Já para as escolas que não possuem nenhum tipo de recurso existe a possibilidade de elaboração do tangram com dobraduras, sendo possível reciclar folhas que são descartadas. Para escolas equipadas com laboratório de informática é possível encontrar disponível no site National Library of Virtual Manipulatives (http://nlvm.usu.edu/) o tangram e alguns problemas para serem resolvidos.

CRIAÇÃO DE UM TANGRAM


Referência bibliográfica:
CAVALCANTI, L. B.; ALMEIDA, A. F. "Ensino de Matemática e Educação Ambiental." Revista Ciências em Foco, v. 1, n. 3, ago. 2010. Disponível em: http://www.fe.unicamp.br/formar/revista/N003/pdf/ENFOCO%202%20-%20Texto%20AndreLialda%20ok.pdf, acesso em 21 de março de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário